A empresa iniciou a sua actividade em Junho de 1985, desenvolvendo-a na área da Construção de Redes de Distribuição Aéreas de Baixa Tensão, tendo como mercado a região de Trás-os-Montes, em especial os concelhos de Boticas, Chaves, Montalegre e Valpaços.
Numa fase posterior, a EDP – Electricidade de Portugal, tomou a iniciativa de concessionar a Conservação da Iluminação Pública. Após concurso público, foi-nos adjudicada a conservação nos concelhos atrás referidos.
Alguns anos mais tarde, a Fermai – Montagens Eléctricas, Lda. lançou-se na construção de Postos de Transformação e Redes de Média Tensão no então designado Centro de Distribuição de Vila Real, vindo toda a actividade a alargar-se ao Centro de Distribuição de Viana do Castelo no ano de 1991.
Em 1995 a Fermai – Montagens Eléctricas, Lda., torna-se prestador de serviços na área dos Trabalhos em Tensão de Baixa Tensão (TET/BT) através do reconhecimento dessa actividade pela EDP pelo seu Departamento de Qualificação de Fornecedores.
Em virtude do crescimento da empresa, a Fermai – Montagens Eléctricas Lda., sentiu a necessidade de iniciar um processo de reorganização da sua gestão assim como pela introdução de métodos adequados.
Deste modo, decidiu utilizar ferramentas de gestão adequadas ao seu desenvolvimento, sendo a mais importante a criação e implementação de um Sistema da Qualidade, tendo como referencial a Norma NP EN ISO 9002, processo este iniciado em Agosto de 1999 e concluído em Abril de 2001 com a respectiva certificação.
A empresa tem como um dos seus objectivos estratégicos a certificação do seu Sistema da Qualidade segundo a Norma NP EN ISO 9001:2008, prevista para o final do ano de 2015, numa perspectiva de integração com o Sistema de Segurança e Saúde segundo a Norma OHSAS 18001.
Tem também nos seus horizontes a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental segundo a Norma NP EN ISO 14001.